Mais uma vez o estado de Sergipe sediará uma competição de Boxe Olímpico, reunindo os maiores nomes desse esporte no Brasil. Sergipe, que por três vezes promoveu campeonatos brasileiros de boxe, masculino e feminino, além de seletivas para Jogos Olímpicos e Mundiais, promove entre os dias 08 e 13 de setembro, no Clube do Banese, na praia de Atalaia, o Campeonato Norte e Nordeste de Boxe Olímpico, categoria Elite.
A competição de alto nível do boxe brasileiro é classificatória para o Campeonato Nacional, que por sua vez servirá como seletiva para a Seleção Brasileira, que representará o país nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
O Campeonato Norte Nordeste de Boxe Olímpico é uma promoção da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), realização da Federação Sergipana de Boxe (FSBoxe), com total apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e contará com a participação de mais de 150 atletas, representando os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Segundo Valter Duarte, presidente da FSBoxe, a competição começa no dia 08 com a chegada dos competidores. Porém, a abertura oficial será às 19h30 do dia 9 de setembro, com as presenças do ex-campeão mundial Acelino Popó e Luís Dória, técnico dos grandes nomes do boxe brasileiro.
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior acredita no sucesso de mais esta competição. “Sergipe entrou definitivamente na rota de promoção dos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. E mais uma vez, o Governo do Estado de Sergipe em parceria com a CBBoxe e FSBoxe, traz para os sergipanos, uma competição de alto nível do boxe brasileiro, seletiva para o Campeonato Nacional. Temos certeza de que aqui estarão os maiores nomes do boxe nacional e teremos o ginásio cheio, todos os dias de competição”.
Pelos grandes nomes que possui nesse esporte, inclusive atletas que defendem a Seleção Brasileira, Sergipe estará muito bem representado, nessa competição, em condições de conquistar pódios em várias categorias. O sergipano Carlos Rafael, atleta da categoria até 52 kg, já possui uma vasta carreira em competições, com bons resultados: tricampeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão pan-americano e campeão do mundial no Chile e em mais 17 países. Ele é um dos favoritos na sua categoria.
Os participantes sergipanos são oriundos do Projeto Punhos de Ouro, mantido pela Secretaria de Turismo e Esporte, que estará alimentando a logística do Campeonato Norte e Nordeste.
Para Valter Duarte, a competição veio no melhor período. “Estamos no ápice da modalidade. É a chance de mostrar que Sergipe possui condições reais de ser representado mundialmente”, falou Valter Duarte, concluindo com um agradecimento.
“Nós da Federação Sergipana de Boxe, queremos agradecer o apoio da Secretaria de Turismo e Esporte (Setesp), que está transformando esse sonho em realidade, apesar das dificuldades financeiras atravessadas pelo país e pelo próprio estado”, agradeceu Valter Duarte.
Fonte: ASN
Imagem: Marcelle Cristinne/ASN