O secretário de estado da Educação (Seed) Jorge Carvalho e a diretoria executiva do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, assinaram nesta terça-feira, 1°, às 15 h, o Termo de Compromisso para executar o Projeto Vale sonhar.
A iniciativa visa contribuir com a diminuição do número de gravidez na adolescência nas escolas públicas de ensino médio por meio do desenvolvimento da responsabilidade pessoal dos alunos, a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto de vida.
A solenidade acontecerá no auditório da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social e do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (Seidh).
De acordo com Maryvan Silveira, chefe de Serviço do Ensino Médio, caberá a Seed, abrir inscrição para adesão dos técnicos pedagógicos e coordenadores pedagógicos ao curso de capacitação Vale Sonhar, além de garantir a infraestrutura das capacitações e reuniões de monitoramento dos técnicos e coordenadores pedagógicos.
“Vamos abrir o período de inscrição a partir desta terça-feira, 1. Cada escola que tem o ensino médio, pode inscrever um coordenador pedagógico”, informou. A inscrição poderá ser feita no site www.seed.se.gov.br.
Instituto
O Instituto Kaplan vai atuar em Sergipe, através do apoio da Bolsa de valores Socioambientais da Bovespa e dos Laboratórios Pfizer. A sistematização logística do projeto se baseia em três fases.
A primeira é referente ao levantamento de dados de gravidez das adolescentes nas escolas de ensino médio do estado. A Seed indicará um técnico para coleta de dados, através da aplicação de enquetes, além do treinamento de coordenadores pedagógicos para coleta de dados.
Já a segunda fase, será destinada ao curso de capacitação de multiplicadores, que deverá acontecer em outubro. Na última fase, ocorrerá o curso de formação de agentes/coordenadores/professores, previsto para o mês de novembro.
“Caberá ainda à Seed, organizar os horários nas unidades escolares para a implantação do projeto; apresentar a logística de atuação nas regiões e nos espaços da rede pública estadual; fornecer os dados estatísticos de cada região por escola e número de alunos e o de acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do projeto, por meio das Diretorias Regionais de Ensino”, disse a chefe de Serviço do Ensino Médio.
Fonte: ASN