Em breve, 155 famílias quilombolas residentes no Pontal da Barra, município de Barra dos Coqueiros, terão um lar decente para poder chamar de seu. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), iniciará nas próximas semanas os serviços de infraestrutura do conjunto habitacional, cujas casas já tomam forma e ilustram a paisagem entre o mar e a rodovia César Franco (SE-100), próximo à divisa com o município de Pirambu, há 76 km de Aracaju. O investimento total soma R$ 7,6 milhões.
Edilson do Santos, 41, revela que o residencial é o maior presente que ele poderia ter recebido. “Somente quem vive em casa de palha sabe a importância de possuir um lugar decente para morar. Não vejo a hora de receber a minha casa em uma rua calçada e com todos os serviços em volta, como vejo em muitos outros lugares. Não será um bem para mim, mas que deixarei para meus três filhos”, afirmou o pescador.
Com 30 anos e cinco filhos, Valquíria dos Santos não esconde a alegria com as obras do residencial. “Só temos que agradecer a Deus e ao Governo do Estado por essa bênção que nos foi dada. É triste não ter uma casa de alvenaria para morar e criar os nossos filhos. Muitas pessoas queriam ter uma residência como essa. Agora posso dizer que tenho e que a minha é mais especial porque é bem perto do mar”, declara a marisqueira.
Infraestrutura
O habitacional está dividido em seis quadras e nove ruas, além de um espaço onde será construída uma praça. Os lotes medem 250 m², tendo 42,35 m² de área útil em 50,31 m² de área construída. A casa é dividida em sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O local será entregue com piso de alta qualidade, aplicação de cerâmica no banheiro e na cozinha, além de tanque na área de serviço.
A contrapartida do Governo do Estado perfaz R$ 3.185.592,35 em investimentos que serão aplicados em infraestrutura. Segundo o secretário da Seinfra, Valmor Barbosa, os serviços serão iniciados o quanto antes. “O período chuvoso inviabilizou os trabalhos iniciais, porém com o tempo firme e a iminência do final do inverno, nas próximas semanas será iniciada a terraplenagem e, posteriormente, a execução dos serviços de drenagem e rede de esgotos. Depois faremos a instalação da rede elétrica e iluminação, pavimentação granítica nas ruas e, por fim, a execução dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos”, explica.
Valmor Barbosa acrescenta que a ação do Governo do Estado reforça o compromisso com os mais necessitados. “O Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos é enfático ao assegurar o Direito à Moradia a todo ser humano e, o governador Jackson Barreto não mediu esforços para a concretização da realização desse projeto. As famílias que residiam em condições insalubres na antiga Ilha do Rato terão a autoestima elevada e melhores condições para sobreviverem e criarem seus filhos com dignidade”, frisa.
Os investimentos do projeto habitacional integram um conjunto de ações realizadas por algumas secretarias estaduais, tendo o apoio do Governo Federal através do Programa Minha Casa, Minha Vida e ainda conta com as parcerias do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fundo para Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD) e a Caixa Econômica Federal (CEF).
Fonte: ASN