Para proporcionar aos alunos um espaço informal de educação, onde eles possam adquirir conhecimentos científicos produzidos em instituições de pesquisa, e, desse modo, despertar o interesse pela aprendizagem de ciências e pela pesquisa, professoras do Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo criaram o projeto “Nas ondas da rádio escolar – uma proposta de difusão científica junto à comunidade escolar do CEPRMA”.
O resultado dessa iniciativa é a criação da rádio escolar “Estação Raimundão”, que teve sua transmissão inaugural para toda comunidade escolar do Raimundo Mendonça nesta quarta-feira, 09, com a apresentação do projeto e do primeiro programa radiofônico, produzido pelos alunos e professores da referida unidade de ensino, localizada em Indiaroba, na região Sul do estado.
A Rádio Escola é uma ferramenta que possibilita a transmissão de conteúdos e oportuniza aos alunos serem sujeitos ativos no processo da aprendizagem, além de possuir a função de educar e fazer com que os alunos se tornem críticos e atuantes, exercendo a cidadania através do protagonismo juvenil.
Bolsa Científica
Encabeçado pelas professoras do ensino médio do Raimundo Mendonça, Carla Andrade e Adriana Ferraz, o projeto ‘Nas ondas da rádio escolar’ foi contemplado pelo Edital Fapitec/SE/CNPq Nº 01/2015, e ganhou duas bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Junior (Pibic Jr).
“A proposta de construir uma rádio escolar no Estadual Raimundo Mendonça de Araújo é fruto também do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio e do Programa Ensino Médio Inovador, ambos aplicados no Colégio”, explica Carla Andrade.
Ainda de acordo com a professora Andrade, foi a partir desses dois artifícios de valorização do Ensino Médio que “os professores perceberam a necessidade de construir práticas pedagógicas que resgatassem os quatro eixos propostos pela LDB, que são ciência, cultura, trabalho e tecnologia”, complementa a professora.
A rádio escolar Estação Raimundão é composta por 15 alunos do ensino médio e cinco professores do Colégio das áreas de linguagens, ciências humanas e ciências exatas, e conta com o apoio da Divisão de Tecnologia de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Dite/Seed), em parceria com Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Inovação (ITPI).
Estação Raimundão
Os alunos e professores envolvidos no projeto iniciaram os trabalhos ainda no primeiro semestre deste ano, quando os alunos foram capacitados em criação de podcast (arquivo de áudio digital), por oficineiros do ITPI.
Na primeira semana de outubro próximo os alunos e professores participantes do projeto “Nas ondas da rádio” receberão outra capacitação, por meio da oficina do Programa Rádio Educ-Se. A ação, promovida Dite/Seed, atende escolas públicas que possuem uma Rádio Escola em funcionamento.
Segundo a técnica da Dite, Soraya Brito, o objetivo da capacitação é promover a utilização da mídia rádio como veículo educativo, e proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender a utilizar a linguagem radiofônica como ferramenta educativa.
Formato
O primeiro programa da Estação Raimundão apresentou conceitos sobre moléculas e átomos e informações científicas sobre o beijo, além de cultura popular por meio da música sergipana.
“A ideia é a de que os programas sejam veiculados primeiramente apenas na escola, nos 10 minutos do horário de intervalo, e tenham em média a duração de oito minutos, abordando conhecimento científico e cultura popular de um modo divertido para os alunos”, disse a professora de história Carla Andrade.
A aluna Isadora Oliveira, integrante do Projeto, se mostrou satisfeita por participar da iniciativa. De acordo com ela, “o incentivo pelos estudos é feito a partir da construção dos roteiros do programa, que nos estimula a participar da produção do conhecimento”, disse.
Outra aluna que integra a Estação Raimundão, Mikaelly Ferreira, foi também capacitada em produção de podcast e diz que o melhor em fazer parte do projeto é poder transmitir o conhecimento cientifico, “pois tem pessoas que detém informação e não repassa esse conhecimento coletivamente”, conta Ferreira, empolgada ao ouvir o programa piloto da Estação.
Projetos
O Colégio Raimundo Mendonça participa desde 2012 do Projeto ‘Educação e Cultura Digital’, programa executado pela Seed em parceria com o ITPI, que consiste em capacitar e qualificar alunos e professores das escolas estaduais a produzirem conhecimento em formato multimídia.
O resultado dessa parceria, que conta com o incentivo da direção da escola e com o engajamento do corpo docente, já produziu mais de 60 objetos educacionais.
São conceituados como objetos educacionais, os resultados da produção de conhecimento em formato multimídia, onde alunos e professores atuam em grupo na elaboração de respostas criativas às questões do ensino médio. Posteriormente, estes objetos são compartilhados entre as escolas participantes do projeto, por meio de uma plataforma digital.
Em agosto passado, o projeto Nas Ondas da Rádio Escolar foi classificado na Cienart 2015 (Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe). A Feira é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
Fonte: ASN