Visando a formação permanente, professores de educação infantil da rede municipal de ensino de Aracaju estão participando do Programa Hora de Estudo da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que tem como tema A Importância da Estimulação Essencial de Crianças Especiais e Não Especiais. As atividades estão acontecendo no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe).
A coordenadora de Formação Continuada, professora Ana Izabel de Moura, informou que a ‘Hora de Estudo’ trabalha com os professores para que eles utilizem o aprendizado obtido no Ceafe em sala de aula com os alunos. “A escola de aprender começa aqui com a preparação dos docentes”, enfatizou.
Uma das instrutoras e palestrante do programa, a professora Margarete Gomes explicou que o objetivo da estimulação essencial é preparar a criança para o aprendizado e estimular nela todos os sentidos, como por exemplo, o psico, motor e neuroafetivos. “Brincando, o aluno constrói o conhecimento com atividades como abrir, fechar e prender”, relatou.
Margarete Gomes disse que o referido programa sobre a importância da estimulação infantil está acontecendo nos turnos da manhã, tarde e noite no Ceafe, que se encontra agora na Rua Riachão cruzamento com a Rua Frei Paulo, no Bairro Cirurgia, e a duração é de 4 horas por turno diariamente.
Também instrutora do programa, a professora Anatécia Silva, observou que a Hora de Estudo é um momento de muita importância para os professores que participam, no aspecto de reflexões e aprendizagem de como fazer um ensino melhor para oferecer uma aprendizagem de qualidade.
Ela concluiu destacando que nos três turnos participam uma média de 30 a 70 professores, e que eles têm a opção de escolher o melhor horário que estejam disponíveis. “Na verdade, esse projeto é também uma troca de experiências de cada um no ensino infantil da rede municipal”, afirmou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju