O Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e do Esporte (Setesp), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe assinaram nesta segunda-feira, 31, o contrato de prestação de serviços para a execução do Plano de Capacitação Profissional e Empresarial para o turismo, desenvolvido pela Unidade de Coordenação do Prodetur (UCP) em Sergipe, com recursos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Senac DR/Sergipe foi aprovado após ampla seleção realizada pelos técnicos da UCP e do BID, que levou em conta o histórico de capacidade técnica da instituição. Nessa primeira etapa, ao custo de R$ 382.000, serão capacitadas 380 pessoas em 13 municípios dos polos turísticos do “Velho Chico” e “Costa dos Coqueirais”.
Os cursos oferecidos são Gestão Empresarial (70 horas/aula), Língua Inglesa (160 horas/aula), Língua Espanhola (160 horas/aula) e Informática (70 horas/aula) capacitando profissionalmente moradores de Canindé do São Francisco e de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Brejo Grande, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora da Glória e Santana do São Francisco.
O secretário Adilson Júnior disse que se sente “gratificado, pois o Governo do Estado, através da Setesp, tem como foco a capacidade do turismo em gerar emprego e renda, e a capacitação profissional é uma das ações que já vêm sendo realizadas para garantir à população inserção no mercado de trabalho do turismo. Isso muda diretamente a vida das pessoas”.
O presidente da Fecomércio/SE, Laércio Oliveira destacou que “a escolha do BID e da Setesp chancela a capacidade técnica do Senac no Brasil e em Sergipe, pois denota muita responsabilidade e comprometimento da instituição, que tem acervo e capacidade a mostrar”, disse.
Adilson Júnior comentou ainda sobre os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura turística com os recursos advindos do Prodetur. “São diversas obras estruturantes já iniciadas a começar por Lagarto, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras e Canindé do São Francisco, que terá a ordem de serviço para execução nos próximos dias. Isso sem contar a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe, já em andamento, que dará uma nova perspectiva ao turismo de eventos em Sergipe”.
Fonte: ASN
Imagem: Ascom Setesp