Os 193 anos de independência do Brasil foram comemorados pelos sergipanos com o tradicional Desfile Cívico da avenida Barão de Maruim, na capital, com a presença de milhares de pessoas. O ato foi oficialmente aberto às 8h da manhã com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe, do Mercosul e de Aracaju, realizados respectivamente pelo governador do Estado em Exercício, Belivaldo Chagas, pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, pelo Chefe da 19ª Circunscrição Militar, Gladson Alves e pela representante da prefeitura de Aracaju, Georlize Teles.
“O desfile cívico militar é uma tradição. Este ano, a secretaria da Educação propôs um tema extremamente importante, que é a Pátria Educadora, e a população de um modo geral comemora a independência do Brasil, fazendo com que esse processo de autoafirmação, esse processo de independência, de desenvolvimento se mantenha sempre na mente dos sergipanos e brasileiros. Algumas famílias chegaram aqui antes das seis da manhã para participar desse dia, que é nossa data mais importante”, pontuou o governador.
Na sequência, o desfile militar foi iniciado com a passagem dos pelotões das representações de Sergipe das Forças Armadas Brasileiras: Exército, Marinha e Aeronáutica. A seguir, desfilaram as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e ainda a Guarda Municipal de Aracaju. O grande destaque ficou por conta da demonstração área do Grupamento Tático Aéreo da PM/SE. Houve ainda uma bela homenagem aos policiais militares que foram feridos em combate nos últimos anos e estão aposentados. Para representar o grupo, três PMs que se tornaram cadeirantes desfilaram na avenida, representando todos os ‘heróis’ da corporação.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, falou do 7 de Setembro como o momento de mostrar o amor ao Brasil e à Pátria. “É o momento de fortalecer os nossos princípios e valores em relação àquilo que é fundamental e que está escrito na bandeira, que precisamos de Ordem e Progresso”.
Desfile Escolar
Terminado o desfile militar, teve início o desfile escolar, com a passagem de 24 unidades de ensino sergipanas, sendo 20 estaduais e quatro particulares. O secretário de Educação, Jorge Carvalho falou da importância de preservar a comemoração. Para ele, o desfile escolar significa o culto aos símbolos da nacionalidade, aquilo que efetivamente distingue, através da representação simbólica, nossa condição de cidadãos brasileiros.
“O sete de setembro é a data na qual se inaugura a cidadania brasileira. É o dia de fundação oficial do estado brasileiro representado pelo grito da independência de Dom Pedro I. e, ao longo desses 193 anos, nós temos buscado preservar os valores da nacionalidade, da cidadania, aquilo que nos identifica como brasileiros e como cidadãos. Esse é um desfile no qual estão presentes as escolas, os militares, organizações voluntárias da sociedade civil. Todos buscando reafirmar a nacionalidade e a cidadania”, destacou.
O governador Belivaldo Chagas acompanhou todo o desfile, e pode verificar também a passagem do ‘Grito dos Excluídos’, com representantes dos movimentos estudantil, de classes trabalhistas, sociais e culturais.
Presenças
Diversas autoridades civis, militares e políticas acompanharam o Desfile do palanque oficial montado no cruzamento da avenida Barão de Maruim. Entre elas, o Comandante Geral da PM de Sergipe, Maurício Iunes; o comandante do 28º BC, Ten Cel. Marcus Augusto Silva Neto; o Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom Lessa; o deputado federal Valadares Filho, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; os deputados estaduais Padre Inaldo, Francisco Gualberto e Robson Viana; deputados; o Cônsul Honorário da Romênia em Sergipe e do Cônsul Honorário da França em Sergipe e os secretários de Estado de Planejamento, João Augusto Gama; de Saúde, José Sobral; da Segurança, Mendonça Prado; da Infraestrutura, Valmor Barbosa; da Cultura, Elber Batalha e do Turismo e Esporte, Adilson Júnior.
Fonte: ASN