Com o tema “Pai responsável tem atitude! Use camisinha quando a parceira estiver grávida e faça os exames do pré-natal junto com ela”. “O principal objetivo é incentivar a realização dos exames de Sífilis, HIV e, quando possível, de hepatites virais. A ideia é que os profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível (às vésperas de ser pai) para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira como também a fazer uma avaliação da sua saúde. Essa iniciativa parte do princípio de que o homem precisa se cuidar para cuidar da família afirmou o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids.
A campanha pretende alcançar os homens jovens e adultos, entre 20 e 59 anos, sexualmente ativos. Os municípios sergipanos que aderirem à nova campanha no período de comemorações do dia dos pais receberão folhetos educativos, camisas, cartazes e porta-camisinha. As ações serão realizadas em locais estratégicos de atividades masculinas como fábricas, construção civil, futebol e para taxistas, caminhoneiros e motoboys. Serão feitas palestras educativas e mobilizações de oferta dos testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.
“O pré-natal do parceiro pode contribuir ainda para reduzir a transmissão vertical da Sífilis e do HIV. A realização de testes rápidos para detecção destas doenças e a consequente adesão ao tratamento por parte do parceiro infectado pode diminuir consideravelmente o risco de transmissão da mãe para a criança”, enaltece Almir Santana.
Fonte: SES