Durante a Sessão Plenária Itinerante da Assembleia Legislativa de Sergipe ocorrida na manhã da última quarta-feira, 26, no município de Itabaiana (região do agreste sergipano) a deputada estadual Maria Mendonça (PP), ocupou o pequeno expediente para falar da importância de se fazer sessão itinerante, apresentando o dia a dia do Poder Legislativo, com o objetivo de aproximar a comunidade local. Na oportunidade, a parlamentar saudou a mesa, as autoridades presentes, todos os servidores e cidadãos de Itabaiana e de Aracaju.
“É com muita alegria que recebemos todos vocês em Itabaiana”, disse Maria Mendonça.
Em seu pronunciamento, Maria Mendonça disse que esse ato regimental é válido para o povo itabaianense, uma vez que o município está completando 127 anos de emancipação política, no próximo dia 28.
Finalizou seu discurso parabenizando sua cidade natal e agradecendo ao presidente, Luciano Bispo por trazer a sessão itinerante ao município de Itabaiana.
Na ocasião, o deputado Gilson Andrade (PTC) usou o grande expediente e discursou sobre variados assuntos, dentre eles, destacou que esteve na solenidade de reinauguração do Colégio Estadual Murilo Braga, unidade de ensino onde teve a satisfação de concluir o segundo grau. “A melhoria do ensino público é uma das bandeiras que defendo, assim como a necessidade de oferecer aos alunos e professores uma escola com estrutura física de qualidade, por isso, já reivindiquei nesta Casa através de Indicação, melhorias para o Colégio Estadual Eduardo Silveira”, salientou.
Saúde e Segurança Pública foram outros temas abordados em seu discurso, citando o Hospital do Câncer que até hoje não foi iniciada a sua construção. “Enquanto isso, centenas de sergipanos com câncer padecem por não existir um centro especializado para o tratamento desta doença”, lamentou. O parlamentar ainda falou sobre a falta de segurança pública no Estado que é outro agravante, por isso, mais uma vez fez o apelo ao Governo do Estado para que se tenha medidas mais eficazes para coibir esse mal que vem amedrontando a sociedade.
Já a deputada estadual Ana Lúcia (PT), fez um pronunciamento acompanhado de uma apresentação especial sobre a cidade anfitriã do evento. Introduziu o seu discurso falando sobre o histórico de lutas dos professores no município fazendo uma breve homenagem ao primeiro professor de Itabaiana a lecionar na Universidade Federal de Sergipe, Alberto Carvalho, e em seguida citando o seu, já falecido, companheiro de partido e líder do movimento dos professores no estado, Diomedes Santos da Silva, que começou a sua atuação profissional como professor em Itabaiana.
Seguindo as homenagens à cidade, a parlamentar exibiu fotografias na tentativa de fazer uma síntese da cultura, da economia e do turismo da cidade, além de mostrar a religiosidade do seu povo. A deputada ainda apresentou dados sobre a sua população, os seus índices sociais, a sua produção e economia e, por fim, dados sobre a educação no município. Preocupação com a queda da matrícula Ana Lúcia demonstrou uma grande preocupação com a queda da matrícula no ensino público em Itabaiana. Os dados do INEP apresentados pela parlamentar, mostram que o número de matrículas na rede pública estadual caiu 28% em um intervalo de apenas 10 anos. Já na rede municipal, a queda foi de 20% no mesmo intervalo de tempo. Enquanto isso, as matrículas na rede privada aumentaram cerca de 27%. “Isso mostra que os pais estão se sacrificando e tirando as crianças e os adolescentes da escola pública. Ela não está sendo um espaço de inclusão.
Os estudantes devem ingressar na escola pública, gostar de frequentar a escola pública e ter sucesso através do ensino oferecido na escola pública. Esse é o processo de aprendizagem”, diagnosticou a parlamentar. Para mudar essa realidade, a deputada avaliou que é necessário que haja uma mobilização e que o ensino público volte a ter crédito com população. “Temos que fazer um movimento para que a confiança na escola pública seja recuperada e que ela seja verdadeiramente um espaço de ensino público, gratuito e de qualidade”, finalizou Ana Lúcia.
Por sua vez, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), usou a tribuna no pequeno expediente para parabenizar a população pelos 127 anos de emancipação política da cidade. Segundo Venâncio, o presidente da Assembleia Legislativa o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), soube aproveitar a oportunidade festiva para aproximar o Poder Legislativo dos itabaianenses. “Tenho o prazer de prestigiar essa sessão importante que a Alese traz para que a comunidade tenha o conhecimento de como funciona o trabalho dos deputados estaduais”, disse.
Venâncio Fonseca também parabenizou o presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, José Roberto dos Santos (SDD), que cedeu o espaço para que a sessão fosse realizada, observando que Itabaiana sempre teve uma grande representação na Alese, a exemplo dos deputados Luciano Bispo e Maria Mendonça (PP). “O povo de Itabaiana está de parabéns pelos parlamentares que foram escolhidos para os representarem na Assembleia Legislativa”, concluiu.
Por fim, a deputada estadual Goretti Reis (DEM) destacou a importância do evento. “Vemos a garra do povo Itabaianense em tentar sempre o progresso da cidade, por isso quero parabenizar a todos os colegas parlamentares pela oportunidade de entrar em contato mais estreito com o povo, a partir dessa sessão”, disse.Na oportunidade a parlamentar convidou a população de Itabaiana para a Vaquejada de Lagarto, sua terra natal, que será realizada a partir desta sexta-feira, (28). “Aproveito a oportunidade para o povo Itabaianense fazer parte da festa, que é uma das mais importantes do nosso município”, concluiu Goretti Reis./Com informações da Agência Alese de Notícias
Imagem: Samuel Silva /Arquivo Pessoal