Na manhã desta quinta-feira, 13, o Governo do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, entrega a reforma do Colégio Estadual Murilo Braga ao lado do vice-governador do estado, Belivaldo Chagas, do Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, dos deputados estaduais Maria Mendonça, Antônio dos Santos, Venâncio Fonseca, Georgeo Passos e Gorette Reis, do deputado do estado do Espírito Santo e também presidente da UNALE, Sandro Locutor, do Prefeito do Município de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, do diretor do CEMB, Éder de Jesus Andrade, do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (o qual foi aluno da escola), do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Olivier Chagas, e dos vereadores da cidade, professores e muitos populares.
Em alguns momentos o governador falou para a imprensa que o Colégio é muito importante para a educação em Sergipe, que por lá passaram muitos nomes importantes, e ao ver o sorriso dos cidadãos com a reforma não deixa de citar o nome do ex-governador Marcelo Déda, o qual começou as obras de reforma da escola e o qual, segundo Jackson, tinha um carinho muito grande por esse povo.
O prédio passou por uma ampla reforma, orçada em cerca de R$ 7 milhões. Após a reforma, o CEMB passa a oferecer dois cursos profissionalizantes: Curso Técnico em Redes de Computadores e Curso Técnico em Móveis. Hoje o colégio abrange cerca de 1.700 alunos, podendo chegar até 2.000.
O Colégio Estadual Murilo Braga representa grande importância história, econômica e social em Itabaiana. Faremos então em breve apanhado para entendermos a importância deste colégio.
Em 1949, o governador do estado, José Rollemberg Leite, dentro de sua meta governamental, planejou tirar a educação sergipana do seu marasmo pelo qual vinha passando, resolve edificar inúmeras escolas rurais no interior do estado, destacando-se a maior de todas, a Escola Normal Rural “Murilo Braga“ ( E.N.R.M.B. ), fundada em 29 de Novembro de 1949, hoje com 65 anos.
Com o surgimento da Escola Normal Rural “Murilo Braga” em Itabaiana, coloca-se um ponto final no problema educacional ao qual, à época, somente os privilegiados podiam fazer o curso ginasial em outras cidades. Itabaiana tinha seu Ginásio, funcionando para dar maior aceleração ao seu desenvolvimento social.
Entre todas as Escolas Normais criadas pelo Governo José Rollemberg Leite, apenas a Escola Normal Rural de Itabaiana ficou vinculada ao Departamento de Educação, que corresponde atualmente a Secretaria de Educação e Cultura. O prédio foi construído rapidamente. O terreno escolhido e adquirido pelo Estado ficava situado na entrada da cidade, à época cercado de poucas casas, de ruas que nasciam. O terreno oferecia amplas condições para a edificação do moderno ginásio com seus extensos galpões e corredores, salas de aulas e o ginásio. Foi construído em poucos meses. As aulas teriam mesmo de iniciar em março de 1950.
A Escola Normal Rural, ora criada ganhou um nome: “Murilo Braga”, desconhecido na terra, mas que à época, desempenha o cargo de diretor do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos). Daí a homenagem prestada pelo Governo do Estado.
Coube aos 35 alunos aprovados no exame de admissão, realizado em 11 e 13 de março de 1950, o privilégio de se constituírem na primeira turma matriculada no Ginásio. A este número de 35 alunos aparecem mais quatro alunos, e depois mais outro, transferido, em 28 de julho de 1950, perfazendo assim um total de 40 alunos, os primeiros a cursarem a primeira série ginasial em Itabaiana.
A estrutura educacional do centro-oeste sergipana estava quase concluída. Itabaiana, liderando pelo seu poderio econômico os municípios vizinhos já tinha em pleno funcionamento o curso ginásio e curso normal. Em Fevereiro de 1969, no governo de Dr. Lourival Batista, deu-se a criação do curso técnico profissionalizante. Este era a sequência para quem concluía o ginásio.
Nos últimos anos, os cursos técnicos profissionalizantes haviam sido extintos, ficando apenas os ensinos Fundamental e Médio. No Entanto, o CEMB havia sido contemplado com uma nova modalidade de Ensino Médio, o Ensino Médio Inovador.
Confira algumas fotos do Colégio depois da reforma:
Confira algumas fotos da inauguração:
Imagens: Arquivo Pessoal