A fuga dos 20 detentos do Presídio Regional Senador Francisco Carlos Nogueira, em Nossa Senhora da Glória na última sexta, 21, marcou a população daquela localidade e deixou um rastro de dor nos familiares dos atingidos pela violência.
O corpo do agente penitenciário que morreu ao ser baleado durante a fuga, Antônio Nascimento Nogueira, 49 anos, conhecido por Tonho da Lua, irmão do prefeito Francisco Carlos Nogueira (Chico do Correio), foi sepultado no final da tarde deste sábado, 22, no cemitério da cidade. Antônio tinha 25 anos de carreira como agente prisional de segurança e almejava a aposentadoria, deixa esposa e uma filha de 6 anos de idade.
Durante o velório o prefeito se mostrou firme ao lado do pai e de outros parentes. Amigos e colegas de trabalho também se fizeram presente e mostraram tristeza e indignação devido à falta de condições de trabalho da categoria.
Antônio Nogueira foi morto ao atender um interno que, supostamente, sofria com intensa dor abdominal no interior da. Ele estava acompanhado de mais três agentes, que ao entrar na ala foram surpreendidos com dois internos armados, que deixaram dois agentes feridos à bala e levaram outros 2 como reféns na fuga.
Os dois agentes feridos são José Lenildison Gomes da Silva, 49 anos, ferido com um tiro no peito e Antônio Brasiliano com um tiro na perna, nas costas e de raspão na cabeça. Segundo a Sejuc eles passam bem. Sendo que um deles já recebeu alta, mas continua com a bala alojada na perna e o outro está internado no Huse, porém já passou por cirurgia e respira sem ajuda de aparelhos.
De acordo com a polícia, a polícia sergipana continuam trabalhando para recapturar 18 presos, já que dois deles já se entregaram. O Secretário irá fazer um pedido para que presos com maior periculosidade sejam transferidos para presídios federais, o qual o mais próximo fica em Mossoró (RN). A ainda de acordo com o secretário os presídios de Sergipe são considerados de segurança máxima. Mas a superlotação das unidades prejudica o funcionamento.
O presídio de Glória tem capacidade para 190 presos, mas segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, 387 detentos estavam na unidade prisional no momento da fuga.
Imagem: João Áquila/ge.com