Home > Ciência e Saúde > Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites são disponibilizados ao público no Arraiá do Povo

Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites são disponibilizados ao público no Arraiá do Povo

Em continuidade às ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual IST/Aids, durante os festejos juninos, a Unidade Móvel Fique Sabendo estará nesta quarta-feira, 22, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia.

Durante a programação do “II Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo” serão disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. O trabalho conta com a atuação de uma equipe composta por 15 profissionais que se dividem entre a coleta de dados, realização dos testes e aconselhamento, para casos reagentes. Um grupo de voluntários também participa da ação divulgando o serviço no espaço do evento e convidando o público a fazer a testagem.

“Serão disponibilizados 100 testes para cada patologia. As pessoas que apresentarem testes reagentes para Sífilis serão encaminhados para a unidade de saúde da região onde moram, e os reagentes para HIV ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) para coleta de sangue para realização de carga viral e início do tratamento”, explica o gerente do Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana.

Conscientizar o público sobre a importância de adotar medidas preventivas e de redução de risco é o objetivo da campanha desenvolvida durante os festejos juninos. Por isso, o médico Almir Santana, faz questão de destacar que “a principal forma de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis é o uso de camisinha”.

Para estimular ainda mais o uso do preservativo, haverá distribuição tanto da camisinha feminina quanto masculina durante todo o evento. Também serão disponibilizados gel lubrificante, porta-camisinha e material educativo.

No primeiro dia de atuação da Unidade Móvel no Arraiá do Povo, que ocorreu na sexta-feira, 17, foram realizados 71 testes rápidos, sendo quatro deles reagentes para sífilis e nenhum para as demais patologias. Os testes são gratuitos, rápidos, seguros e estarão disponíveis na Praça de Eventos da Orla também nos dias 26 e 29 de junho.

Fonte: ASN





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.