Devido convocação pelo partido do PSDB e movimento ‘Muda Brasil’ para uma manifestação contra o governa da presidente Dilma neste domingo, dia 16, muitos sergipanos e brasileiros foram para as principais ruas de Aracaju e outras capitais pedir o impeachtment de Dilma Rousseff.
Em Aracaju o protesto se concentrou no calçadão da 13 de Julho, a qual começou por volta das 15h no mirante, além de pedir o fim da corrupção, lembraram também de pedir a prisão dos envolvidos na Operação Lava Jato. No jardim do mirante da 13 de Julho, foram fixadas cruzes por mais educação, saúde, democracia, economia justiça, liberdade. O ato foi encerrado de forma pacífica com oração e execução do Hino Nacional com a bandeira do Brasil.
A Polícia Militar informou que 3 mil pessoas participaram do protesto. A organização do evento contabiliza 5 mil manifestantes. Vestidos nas cores verde e amarelo seguiram em passeata pela Avenida Beira Bar até o Parque Augusto Franco e retornaram para o mirante do Bairro 13 de Julho.
Já no Brasil a PM estimou em 879 mil o total de manifestantes deste domingo. Considerando os números dos organizadores, participaram 2 milhões de pessoas.
Pela primeira vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi duramente criticado, além de pedirem o impeachment e o fim da corrupção, também foram vistas faixas com referência à Operação Lava Jato e elogiando o juiz Sérgio Moro.
Na noite deste domingo, o Instituto Lula divulgou nota na qual afirmou que o ex-presidente jamais cometeu ilegalidades antes, durante ou depois de seus dois mandatos. Na ocasião, pela primeira vez, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) discursou em um protesto do tipo. “O Brasil despertou.”
Algumas manifestações isoladas defendiam a intervenção militar no Brasil.
Imagem: Portal O Tempo.