Home > Ciência e Saúde > A lipoaspiração é a cirurgia plástica estética mais realizada no país, dados da SBCP ( Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

A lipoaspiração é a cirurgia plástica estética mais realizada no país, dados da SBCP ( Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Desde a primeira metade do século XX, vários cirurgiões tentaram alterar o contorno corporal de acordo com os conceitos de beleza de cada período de tempo. Desde sua idealização e divulgação por Illouz, a lipoaspiração tornou-se a melhor opção para cirurgia de contorno corporal.

Deixar claro que para realização desse procedimento é necessário uma correta seleção do paciente. A idéia de tratamento da obesidade através da lipoaspiração deve ser extraída do pensamento dos pacientes. É um procedimento para ser realizado nas lipodistrofias (depósitos localizados de gordura) a fim de gerar uma remodelação do cotorno corporal.

A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5-7% do peso do corporal.

Utilizamos nessa cirurgia cânulas que são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram – através de um sistema de vácuo – a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente, mas sempre os deixando o mais inaparente possível. Em geral, essas cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.

Em relação à anestesia prefiro a associação da raquianestesia ( anestesia realizada nas costas  muito comum em cesárias), evitando assim um pos operatorio doloroso , com a anestesia geral, pois apesar de ser tão temida pelo paciente é a mais segura.

O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e área ser aspirada, mas, em média, o procedimento leva de 3 a 4 horas.

O cirurgião plástico é o profissional mais capacitado para realizar a lipoaspiração, ficando aqui dois alertas: sempre procurar no site  (www2.cirurgiaplastica.org.br) se o profissional é membro da SBCP e se o procedimento será realizado em hospitais ou clínicas autorizadas. Procedimentos de lipoaspiração mesmo os ditos mais simples devem ser evitados em ambiente de consultório.

Em relação ao tempo de internação, costumo deixar em lipoaspirações grandes mínimo de 24 horas de internação, mas se a cirurgia for menor é possível ir embora até no mesmo dia.

A tão temida dor tem sido pouco relatada em nossos pacientes, são feitos esquemas analgésicos que garantem um conforto e tranquilidade no pós-operatório. A  recuperção é rápida. Uma semana depois já é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico e cerca de um mês depois a rotina volta totalmente ao normal. O retorno à atividade física ocorre geralmentede 20 a 30 dias após a cirurgia, mas de maneira leve, e com evolução progressiva até que se retorne ao nível de exercício anterior.

Utilizo cinta modeladora nos paciente por um período de 60 dias. Ela age comprimindo as regiões lipoaspiradas, ajudando na modelação da área, e diminuindo o inchaço comum após a cirurgia.





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.