Home > Ciência e Saúde > Hemose: serviço de doação de sangue aos sábados tem alteração em julho

Hemose: serviço de doação de sangue aos sábados tem alteração em julho

Com o intuito de promover a melhoria continua dos serviços prestados aos doadores de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que, em decorrência de novo processo de trabalho, o serviço de coleta de sangue altera o cronograma de atendimento nos sábados do mês de julho, de modo que, apenas no dia 09 a unidade estará aberta.

Essa alteração da rotina de funcionamento tem como finalidade o redimensionamento da doação e, consequentemente, o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue utilizado para tratar ou evitar sangramentos. O período de validade do hemocomponente é de apenas cinco dias.

Durante a doação da bolsa de sangue, são coletados três tubos adicionais com 5 ml de sangue. O material passa por uma série de testes sorológicos e imunohematológicos. No Hemocentro de Sergipe são realizadas as análises de sete parâmetros,  que investigam a presença de  Sífilis, Hepatite B e C, Anti HTLV, HIV/AIDS e doença de Chagas.

Paralelo ao trabalho de análise feito no laboratório de Sorologia do Hemose, outro tubo é encaminhado para o Hemocentro da Bahia, em Salvador, para realização do Teste Acido Nucleico (NAT), que detecta o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Vírus da Hepatite C (HCV).

Com a implantação do teste NAT, a janela imunológica (período em que o vírus permanece indetectável no organismo, entre a infecção e sua detecção por um teste) será reduzido de 22 para 10 dias, no caso do HIV;  e de 35 para 14 dias, no caso da hepatite C. Todas as análises tem como finalidade garantir a qualidade do sangue que será transfundido no receptor (paciente).

Após a análise do NAT, o resultado é liberado online para o Hemose em Aracaju. Quando todo o processo é realizado no sábado, as plaquetas são liberadas na segunda, e tem validade de três dias. Já o saldo das amostras, que só seguem para o NAT na segunda, tem resultado liberado apenas na terça-feira e a validade da plaqueta reduz para apenas um dia.

Serviço

O Hemose está situado à avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: ASN

Imagem: Ascom/Ses





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.