Nos dias 17 e 18 de setembro, os grandes debates do Direito contemporâneo serão temas no I Seminário Acadêmico da OAB/SE. Para essa discussão, a mesa terá a presença de advogados e professores especialistas no assunto. Durante os dois dias do evento, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, voz constitucional do cidadão, focará suas atenções para o aprimoramento jurídico sergipano, missão a que se compromete há 80 anos.
No evento, serão debatidos os primeiros passos na advocacia, o Tribunal do júri e seus desafios, o direito ao esquecimento e a terceirização trabalhista, com o propósito de buscar difundir e aprimorar o conhecimento e reafirmar o espaço reservado à advocacia de Sergipe. “Essa é uma oportunidade de reciclar o conhecimento, promover maior aproximação com a casa da democracia e contribuir com os anseios da sociedade por meio do debate de questões de relevância jurídica e social”, ressalta Marcos Vinícius Mendonça, vice-presidente da Comissão Assuntos Acadêmicos da OAB/SE.
Para Lucas da Conceição Souza, membro da Comissão, o principal objetivo do Seminário, além de participar das comemorações dos 80 anos da Ordem, é proporcionar integração e aproximação entre os acadêmicos do curso de Direito, os profissionais da advocacia e a OAB/SE. “O evento promove, sobretudo, a familiarização dos estudantes com o mercado de trabalho e suas possíveis áreas de atuação, uma vez que traz, em sua programação, temas das diversas áreas de Direito”, lembra.
De acordo com Mário França, membro da Comissão, o Seminário possui dois prismas que valorizam o trabalho e as comemorações da OAB/SE em seus 80 anos. “O primeiro prisma consiste no trabalho nobre da causa assistencial e solidária do evento, já que haverá a arrecadação de alimentos para instituições de caridade. Doar parte do tempo ou doar algo para alguém enobrece o ser humano, tanto da parte de quem recebe, quanto da parte de quem realiza o ato. O outro prisma trata-se da atuação da entidade, que está desenvolvendo nos futuros profissionais a ideologia transformadora da ação planejada em equipe para transformar o meio em função de projetos sólidos e de conhecimento”, destaca.
O Seminário será realizado das 18 às 22 horas, no auditório da OAB/SE, localizado na Av. Ivo do Prado, 1072, Bairro São José, com emissão de certificado de 10 horas emitido pela Escola Superior de Advocacia – ESA. Para os estudantes, o valor do investimento é de R$ 15,00 + 1kg de alimento não perecível. Para os advogados, o valor é de R$ 30,00 + 1kg de alimento não perecível. As inscrições estarão abertas na próxima semana e poderão ser feitas na sede da OAB/SE, localizada na Av. Ivo do Prado, 1072, Bairro São José; na sede da ESA, situada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro; e nas faculdades e universidades de Sergipe.
Fonte: OAB/SE