Na manhã desta terça-feira, 25, a assessora especial do Governo, Eliane Aquino, se reuniu com a coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para Sergipe e Bahia, Helena Oliveira, dando andamento ao compromisso assumido pelo Governador Jackson Barreto no desenvolvimento de políticas públicas para as crianças e adolescentes.
O encontro teve como objetivo traçar estratégias para a implementação de ações voltadas a Agenda pela Infância 2015-2018, com atenção especial para o fortalecimento do Selo Unicef Município Aprovado. O Selo é uma iniciativa voltada à redução das desigualdades que afetam meninos e meninas que vivem nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira. Em Sergipe, 21 municípios estão inscritos na edição 2013-2016.
“O Governo de Sergipe tem todo o interesse em apoiar as ações do Unicef. A composição de um Comitê Gestor estadual do Pacto será uma ferramenta fundamental de aproximação e diálogo entre o Estado, municípios e demais parceiros. Sabemos das restrições financeiras, mas a idéia é que possamos redirecionar ações que já existam para áreas prioritárias. O governo compreende os desafios ainda enfrentados pelas regiões do semiárido e do Baixo São Francisco e tem total interesse em otimizar seus esforços para trabalhar junto àqueles que mais se encontram em dificuldades”, explicou Eliane Aquino.
Durante a reunião, foi definido o formato da composição do Comitê Estadual do Pacto um Mundo para a Criança do Semiárido, que deverá agrupar representantes das Secretarias de Estado, da Sociedade Civil Organizada, dos Prefeitos, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério Público Estadual, além de parlamentares. A meta é traçar estratégias para a execução de um trabalho articulado e com integração entre diversas áreas.
“O Selo é um instrumento utilizado pelo Unicef para potencializar a melhoria dos indicadores relacionados a infância e a adolescência e impulsionar o cumprimento das metas apresentadas pelo Pacto e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A participação do Governo é, nesse sentido, fundamental para incentivar os gestores e outros setores da sociedade a se envolverem ainda mais com a iniciativa”, destacou Helena Oliveira.
Selo Unicef em Sergipe
Os 21 municípios sergipanos que continuam na atual edição do Selo são: Ribeirópolis, Neópolis, Frei Paulo, Riachão do Dantas, Japoatã, Campo do Brito, Poço Redondo, Aquidabã, Itabaiana, Canindé do São Francisco, Tobias Barreto, Monte Alegre de Sergipe, Pinhão, Moita Bonita, Simão Dias, Capela, Lagarto, Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida, Itabaianinha, Propriá.
Também participaram da reunião membros da assessoria de políticas públicas da Secretaria de Estado de Casa Civil e a coordenadora estadual do Selo Unicef em Sergipe através da representação da entidade não-governamental Centro Dom José Brandão de Castro, Joilda Aquino.
Fonte: ASN