Lançada em 2012 para cuidar de problemas ambientais, a Frente Parlamentar Ambientalista foi relançada nesta segunda-feira (24) em audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa de forma ampliada. A Frente ganha novos temas e passa a se chamar Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais, contando a partir de agora com a participação de parlamentares e de várias entidades da sociedade civil. A deputada estadual Ana Lúcia, coordenadora da Frente Parlamentar, lembra que o relançamento amplia o debate e apesar de contar com membros do legislativo, permanece suprapartidária, atuando na aprovação de leis que contribuam com a sustentabilidade socioambiental e na elaboração de políticas públicas que busquem soluções para os problemas que atingem o meio ambiente.
O deputado federal João Daniel, na abertura da audiência pública, disse que Frente Parlamentar reforça a luta dos pequenos agricultores em busca de melhorias no sistema produtivo. “Muitas doenças são causadas por alimentos contaminados, atingindo não só quem usa a terra para plantar, pulverizando agrotóxicos, como também quem consome alimentos. A questão da terra é importante e esta Frente Parlamentar vai buscar soluções para o problema. Precisamos debater com as comunidades tradicionais esse assunto”, sugeriu.
“Quando se fala em meio ambiente se fala em agricultura familiar. Precisamos usar a terra com mais racionalidade, tratar a terra com mais cuidado, porque a terra produz muito mais que alimentos, produz vida”, observou Gil Marcos, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, durante sua participação na audiência. Membro da Frente Parlamentar, Gil Marcos disse que sua atuação em favor da terra não tem sido fácil. Segundo ele, muitas vezes as denúncias de violação do meio ambiente são pagas com a vida.
A Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais, coordenada por Ana Lúcia, tem a participação dos deputados estaduais Zezinho Guimarães, Capitão Samuel, Francisco Gualberto, Garibalde Mendonça, Venâncio Fonseca, Augusto Bezerra, Silvia Fontes, Gilson Andrade, Padre Inaldo, Georgeo Passos e Antônio dos Santos.
Também integram a Frente Parlamentar as entidades da sociedade civil organizada: Cáritas Diocesana de Propriá, Associação da Comunidade Quilombola Brejão dos Negros, Movimento das Catadoras de Mangaba, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Associação Agroecológica Ambiental de Boquim, Instituto Dona Sula, Movimento Popular Ecológico de Sergipe (MOPEC), Fórum do Poder Popular, ONG Água é Vida, Associação Ecológica de Capela, Movimento Quilombola de Sergipe, Associação Comunitária do Povoado Massadiço, Associação do Território Remanescente do Quilombo Pontal dos Crioulos, Associação do Quilombo do Porto D’Areia e Espaço de Vivência Agroecológica da UFS (EVA-UFS).
Fonte: Agência Alese de Notícias
Imagem: Tiffany Tavares