Se você sofre de dor nas costas, talvez sirva de consolo saber que você não está sozinho. No Brasil, esse é o principal motivo de afastamentos do trabalho. Mas a maioria das pessoas poderia evitar isso.
Ricardo voltou ao trabalho depois de dez dias afastado por causa de uma dor forte na coluna.
“O médico entende que ainda não é um caso cirúrgico, então vou partir para sessões de fisioterapia, fortalecimento muscular e acompanhar o problema para ver como evolui”, conta o advogado Ricardo Soares Santos.
A dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho, segundo o INSS. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, oito em cada dez pessoas vão ter problemas de coluna em algum momento da vida. E a postura errada é uma das maiores causas de lesões na lombar.
“Ficar sentado por muito tempo aumenta a pressão interior dos discos intervertebrais, que são essas peças de cartilagem no final da coluna. Em segundo lugar, a musculatura que envolve a região lombar precisa ser trabalhada, porque ela funciona como um suporte adicional à sustentação de peso”, afirma o ortopedista do Hospital Albert Einstein Alberto Gotfryd.
No ano passado, foram mais de cem mil afastamentos registrados no INSS, um aumento de 4% em relação a 2013.
Fonte: G1 com foto do Ibb.com.br