A data escolhida para tal comemoração se deve a fatos importantes para a história do nosso país. No décimo primeiro dia de Agosto de 1827 foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, a qual foi transferida para Recife 27 anos mais tarde. Ou seja, a data em questão é, antes, uma celebração sobre o ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. A prática em formar bachareis em Direito virou uma verdadeira “febre” no século XIX pelos filhos das famílias abastadas. Foi das faculdades de Direito que saíram nomes como Castro Alves, Tobias Barreto, Sílvio Romero e Gonçalves Dias.
Na última sexta, dia 07, a TAM e a OAB firmaram parceria trazendo desconto em passagens e pacotes de viagens para advogados, beneficiando assim mais de 850 mil advogados brasileiros.
Já no que se refere ao Dia do Estudante refere-se também a criação das duas faculdades, por decreto de D. Pedro I, pois não foi somente a facilidade para os estudos, já que antes disso quem quisesse cursar o ensino superior teria que ir para a Europa, mas também foi a porta de entrada para a formação da “inteligência brasileira”. Foi nas faculdades e com a ajuda dela em nosso território que começaram a ser discutidos todo o pensamento sociológico, antropológico, jurídico e histórico, bem como as críticas culturais e políticas, e ideias como o republicanismo, darwinismo, abolicionismo, liberalismo, conservadorismo e entre outros. No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.