Home > Esporte > Delegação sergipana viaja nesta quarta para Jogos Escolares da Juventude

Delegação sergipana viaja nesta quarta para Jogos Escolares da Juventude

Os alunos atletas da rede estadual de ensino que irão competir nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude viajarão nesta quarta-feira, 09, para João Pessoa (PB), com o intuito de disputar a etapa de 15 a 17 anos. No dia 14, mais um grupo da delegação deixará Sergipe em busca de medalhas, desta vez nas categorias coletivas. Ao todo, 170 estudantes compõem a equipe sergipana em 13 modalidades.

A delegação sergipana é coordenada pela diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/Seed), Maria Auxiliadora Pires, e reúne técnicos, professores responsáveis pelos alunos e fisioterapeuta. Para ela, participar mais uma vez da maior competição do esporte escolar do país é possibilitar aos alunos atletas não somente competir, mas também trocar experiências com outras equipes, participar de eventos educativos, de meio ambiente e cultural.

“Sergipe vai com uma delegação completa. É uma experiência ímpar para os atletas e cria a possibilidade de serem chamados a integrar à Seleção Brasileira Escolar. Muitos esportistas que são atualmente profissionais são oriundos dos jogos escolares”, destacou.

Jogos

Considerado o maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude são disputados por mais de 4 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

Além das competições, os jovens atletas têm acesso a eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

A etapa de 12 a 14 anos ocorreu em setembro, também em João Pessoa, e reuniu mais de 3.900 atletas, competindo também nas 13 modalidades. A segunda fase, envolvendo alunos com idade entre 15 e 17 anos acontece entre os dias 10 e 19 de novembro. Ao todo, mais de 5 mil pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, jornalistas, voluntários e organizadores.

Os Jogos Escolares da Juventude contarão com a participação de estudantes de 25 estados do país, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Além disso, estudantes do Chile disputarão as provas de atletismo e natação, com total de 24 atletas.

Anualmente, a competição contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. Em Sergipe são os Jogos da Primavera que representam a seletiva para o evento nacional.

Os Jogos Escolares da Juventude revelam, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

Fonte: ASN

Imagem: Maria Odília / Seed





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.