Home > Cultura > CCTECA completa 8 anos com mais de 130 mil visitas

CCTECA completa 8 anos com mais de 130 mil visitas

Quem entra na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco se encanta com a diversidade de equipamentos. O local, que é mantido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), proporciona uma viagem no tempo e no espaço, através de 111 experimentos didáticos e interativos, elaborados especialmente para o ensino de Física, Matemática, Química, Informática, Astronomia e ciências em geral.

Entre os principais equipamentos da Casa estão o Disco de Newton, Painel Solar, Bicicleta Geradora de Eletricidade, Anel Saltador ou Anel de Thomson, Disco de Benham, Efeito Estroboscópio, Caleidoscópio Gigante, Teorema de Pitágoras, Torre de Hanói, Eletroímã, Globo de Plasma, Experimento da Torre de Pisa, Cadeira Giratória, Tubos Sonoros, Pêndulo Caótico, Tensão Superficial, Câmara Escura, Sistemas de Roldanas, Girotec, Satélite de Sputink 1 e o Gerador de Van de Graaff.

De acordo com o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, o Gerador de Van de Graaff desperta a curiosidades dos visitantes que querem testar pra saber como funciona. “Esse equipamento é um dos mais fantásticos. Ele produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem toca na esfera metalizada, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem”, explicou.

O passeio na Casa de Ciência não para por aí. Na sala de Astronomia o visitante ainda confere a réplica de um satélite Sputinik 1, lançado ao espaço pela antiga União Soviética. “Nós fizemos uma réplica em tamanho reduzido. É a única réplica no Brasil que tem som. Esse som foi captado pelas estações de rádio amador aqui na Terra, em 4 de outubro de 1957”, contou.

Outro equipamento que chama a atenção é o Girotec que, como o próprio nome sugere, gira o visitante simulando uma espécie de treinamento de pilotos de caça. A pessoa fica presa de forma segura, enquanto o equipamento gira em todos os sentidos. Esse instrumento é do mesmo tipo que os utilizados para treinamento de astronautas da Nasa, Agência Nacional dos Estados Unidos.

Kathryn Monteiro, de 12 anos, aluna da escola particular Nossa Senhora das Graças do município de Propriá, ficou impressionada com o que o viu. Para ela, este aprendizado vai ajudar nas atividades escolares. “Nós aprendemos na prática aquilo que ouvimos na aula e isso é muito legal. Muita coisa que vi eu não sabia. Peguei muitas informações interessantes. Com essa experiência, eu me sinto até mais segura pra apresentar meus trabalhos na feira de ciências da escola”, destacou.

Quem também vai compartilhar essa experiência no dia a dia, é Kauã Jeferson, de 13 anos. “Achei muito inovador. Gostei bastante do que aprendi e ainda pude participar como voluntário. Estar aqui foi bom demais. Já guardei inclusive o vídeo para mostrar aos meus pais”, disse o estudante da Escola Nossa Senhora das Graças.

Planetário

Os visitantes ainda têm a oportunidade de fazer uma viagem no Universo através do Planetário. Ele tem uma cúpula com 6m de diâmetro, toda climatizada, e conta com 31 assentos confortáveis e sistema de som digital. O projetor, de última geração, é capaz de projetar e simular em 3D imagens reais de planetas, estrelas, galáxias e nebulosas.

No local, também são disponibilizadas informações sobre as últimas descobertas da área da Astronomia, por meio da exposição permanente ‘Galeria do Universo’. Ela dispõe de imagens surpreendentes sobre o espaço. “Pude ter noção de como o sistema solar funciona. É bem diferente do que vejo nos livros. Deu para sentir de uma forma que eu não imaginava”, comentou Clisney André de 13 anos, estudante da rede particular de ensino.

Telescópio

O ponto alto da visita é a observação através de telescópio, promovida desde a inauguração da Casa. Durante a observação, a pessoa visualiza a lua, constelação, planetas e nebulosas. Essa atividade é realizada em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), aos sábados de luas crescentes e cheias, das 18h às 20h30.

História

A CCTECA foi inaugurada no dia 22 de março de 2009 pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante esses oito anos de atividade, a Casa recebeu mais de 130 mil visitantes. A maioria dessas visitas foi feita por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Aracaju e também de estados vizinhos, a exemplo da Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Segundo o coordenador Augusto Almeida, o espaço, além de proporcionar uma interação, fomenta o conhecimento científico. “A CCTECA é um grande laboratório. Os nossos instrumentos transmitem conhecimento e princípios que geralmente são aplicados no dia a dia. Aqui, o estudante consegue suprir a falta que há dos laboratórios nas escolas”, colocou.

Esse pensamento também é compartilhado pela professora de Matemática, Amanda Araújo. “Visitar a CCTECA é importante porque os alunos podem vivenciar na prática, através do lúdico, aquilo que eles aprendem em sala de aula. Assim, eles podem constatar aquilo que diz a Física, a Matemática, a Biologia. É, sem dúvida, uma propagação do conhecimento”, afirmou.

Visitas

O local está aberto para visitação de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 14h às 17h. A visita é guiada por monitores que explicam como funciona cada equipamento e o princípio de funcionamento do experimento, além da aplicação desse princípio em nossas vidas.

As visitas de escolas devem ser agendadas com antecedência, através do telefone (79) 3217- 3370. Grupo com menos de dez pessoas não precisam fazer marcação.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.