Home > Ciência e Saúde > Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta segunda-feira, 19

Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta segunda-feira, 19

A Campanha Nacional de Multivacinação iniciará na segunda-feira, 19, e seguirá até o dia 30 de setembro. Em todo o país, o Dia D será celebrado no sábado, 24. A iniciativa é realizada com objetivo de completar os esquemas de vacinação das crianças entre zero e até cinco anos, e de nove anos a menores de 15 anos. Em Sergipe, estima-se o funcionamento de 350 postos de vacinação, sendo 220 fixos e 130 volantes em todo o território.

“Serão disponibilizadas as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pólio VIP, Meningocócica C, Pneumo 10, Hepatite A, Antitetânica, Tríplice Viral, Varicela, Pólio oral, Hepatite B e HPV quadrivalente”, conta a gerente do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles.

Neste ano, a campanha ainda chama a atenção para a importância da vacinação contra o HPV. “É essencial que as meninas com idade entre nove e 13 anos sejam levadas às unidade de saúde para que sejam vacinadas”, ressalta o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de IST/Aids da SES. Ele explica que, nesta faixa idade, a maioria das jovens ainda não possui vida sexual ativa e que a proteção estimula a produção de grande quantidade de anticorpos, aumentando a imunidade. “Como a vacina é quadrivalente, protege de quatro tipos de vírus, sendo dois ligados à ocorrência do câncer e dois às verrugas genitais”, destaca Almir.

Para que a atualização aconteça de forma adequada, pais e responsáveis deverão levar a caderneta de vacinação. Os profissionais vão avaliar o esquema vacinal e fazer a atualização de acordo com a necessidade de cada uma.

Fonte: ASN





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.