Home > Esporte > Brasileiro de futebol de 5 começa nesta terça-feira no CT Paralímpico

Brasileiro de futebol de 5 começa nesta terça-feira no CT Paralímpico

De forma incontestável, o futebol de 5 brasileiro conquistou a quarta medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos. O tetracampeonato no Rio 2016 manteve a equipe como a única campeã do maior evento paradesportivo mundial. Os craques da seleção brasileira, e muitos outros, voltam a campo nesta terça-feira (1º.11), desta vez para ficarem frente a frente na disputa do título da Copa Loterias Caixa – Série A. O torneio irá até o dia 06 de novembro, com todas as partidas sendo disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.

Depois de quebrar uma sequência que rendeu seis títulos seguidos ao ICB-BA, dos craques Jefinho e Cássio, no ano passado, a AGAFUC-RS, time do melhor jogador do mundo, Ricardinho, chega para defender o título com uma forte concorrência. Além dos baianos, que prometem lutar para recuperar o topo, a competição terá a participação de outras dez equipes: ADVC-RJ, ADVP-PE, AMC-MT, APACE-PB, APADEVI-PB, APADV-SP, ASDEFIPEL-RS, CEIBC-RJ, CETEFE-DF e URECE-RJ.

O estado com mais participantes é o Rio de Janeiro com três equipes, seguido por Rio Grande do Sul e Paraíba, com dois representantes cada. As equipes estão divididas em três grupos, onde todas se enfrentam em suas respectivas chaves. As duas primeiras de cada, mais os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final. Na fase seguinte, quatro equipes disputam as semifinais e as vencedoras dos confrontos disputam o título brasileiro.

Duelo de craques
Dupla de ataque mais temida do futebol mundial, Jefinho e Ricardinho protagonizaram duelos de tirarem o fôlego nos dois últimos anos. Na edição de 2014, em Porto Alegre, a AGAFUC-RS era a anfitriã e lotou a ginásio do SESI Cachoeirinha para tentar conquistar o título pela primeira vez. No entanto, o ICB-BA estragou a festa e ficou com o troféu.

Já na competição do ano passado, no Rio de Janeiro, a história foi diferente. As equipes novamente se enfrentaram na decisão e, com gol de Maurício Dumbo, a AGAFUC-RS fez história ao quebrar o domínio dos baianos e ergueu a taça.

“Todos os jogadores (da seleção brasileira) estarão em times diferentes, jogando contra, numa competição que é muito acirrada e forte. Tem o Ricardinho, atual campeão, que ganhou do meu time (ICB-BA) no ano passado e que é da AGAFUC-RS, um time muito forte. Têm outras equipes que chegam forte também, então a competição promete. Tenho certeza que quem comparecer presenciará um grande espetáculo. E que vença o melhor”, disse Jefinho, artilheiro dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 ao lado de Ricardinho.

Rumo inverso
No futebol convencional os jovens brasileiros sonham em fazer carreira na Europa. No futebol de 5, a história é diferente. Com seis competições por ano, o Brasil é o caminho para muitos jogadores de fora do país. Na Copa Loterias Caixa deste ano, dez estrangeiros estarão em São Paulo competindo por times nacionais: quatro argentinos, três colombianos, dois paraguaios e um espanhol. Dos quatro argentinos, três foram medalhistas de bronze nos Jogos Rio 2016.

Serviço – Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série A
Data: 01 a 06 de novembro
Horários: 08h30, 10h e 11h30 (01, 02, 03 e 04.11); 09h e 10h30 (05.11); e 08h30 e 10h (06.11)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – São Paulo/SP
Entrada franca

Fonte: CBDV

Ascom – Ministério do Esporte

Imagem: Danilo Borges / ME





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.