Home > Colunistas > Game Mania Brothers > Game Mania - Retrô > A Evolução dos Consoles (Jogos Eletrônicos)

A Evolução dos Consoles (Jogos Eletrônicos)

Todo mundo já se aventurou a jogar algo, uma simples partida de dama, buraco ou mesmo futebol na escola, em algum momento você já se submeteu ao prazer dos jogos, mas de onde vem essa necessidade? Escavações arqueológicas encontraram diversos artefatos que lembram jogos de tabuleiro que datam antes de cristo, a ideia central do jogo está relacionada as simples brincadeiras entre membros de uma sociedade. Já sabendo do princípio básico da coisa, vamos dar um avanço no marcador temporal do nosso capacitor de fluxo e ir até o primeiro esboço dos jogos que mudariam completamente o conceito de jogar que até então conhecíamos, nossa primeira parada é em 1971, onde o “Vídeo game” como ficou conhecido se tornou uma industria do entretenimento. Apesar de ter precursores bem mais velhos como o “Tênis para dois” 1958 e “Spacewar” em 1961, sua real importância só foi dada em 71, com uma singela produção de 1500 máquinas de “Arcade” com o jogo “Spacewar” que tinha como botão de start  as fichas, já em 1972 a empresa Atari criou um novo jogo conhecido como “Pong”, dando um enorme salto na produção dos arcades que passou a marca de 19.000 maquinas do jogo, sendo assim a primeira produção viável, nesse mesmo ano a Magnavox criou o primeiro console domestico, o brilhante e confuso “Odyssey”. É aqui meus amigos começou algo que mudaria a minha a sua e a vida de todos que aqui viveriam, nesse pequeno planeta azul de 12.742 bits de diâmetro.

Agora nosso Delorean fará paradas em datas especificas para mostrar os sucessores que mudaram a historia dentro da propiá historia.

Primeira parada é no ano de 1977.

A Atari lança o seu primeiro console domestico conhecido como “Atari 2600” e da inicio a segunda geração de consoles.

Sem sair do Delorean paramos rapidinho em 1982 para ver o “Commodore 62 – Apple II” o primeiro computador para jogo.

Pularemos a crise de 1983 para pousar no intenso ano de 1985. Nesse ano Nasciam duas coisas boas para o mundo, em primeiro por ordem cronológica deu o seu primeiro berro o grandioso “Nintendo” Entertainment System (NES), que fez tanto, mais tanto sucesso que para os Japas sua produção só foi descontinuada em 2007, e a segunda coisa boa não foi o Master System da Sega, foi eu meu povo “euzinho” lindo como Deus fez heheheh… Foi essa a primeira guerra entre consoles, era 8 bits pra todo lado, e a Nintendo levou essa.

Seguindo a viagem, em 1989 o Mega Drive 16 bits toma a dianteira nas vendas.

E em 1991 eis que surgi o Supper Nintendo (SNES)o sucessor do Nintendinho, o que já era bom ficou super. E assim a quarta geração ficou marcada com a guerra sangrenta entre o encanador e o ouriço, era a guerra dos mascotes “Sonic and Mario” e a Ñintendo ganhou outra vez “Sega 0 x 2 Nintendo”.

entre 1994 e 1996 surgio a quinta geração de consoles, foi uma verdadeira suruba por parte das empresas, os jogos em 3 dimensão (o famoso 3D) estava chegando aos consoles e também um novo tipo de mídia de armazenamento o CD, com isso uma guerra de patentes onde parcerias eram feitas e desfeitas a todo momento, essa geração também é conhecida como a ” geração dos 32 bits”  onde só o Nintendo era 64! (Como assim 64 bits?) Enfim, chegou a vez da Sony entrar nesse mercado, e em meio a tantas brigas conjugais com a Sega e a Nintendo a sony resolve lançar o playstation. Agora tínhamos 3 opções: sega Saturno, Playstation e Nintendo 64.

Na nossa próxima parada tínhamos nada mais nada menos do que 128 Bits de potência, essa era a era da sexta geração, e a ultima vez que usaríamos os Bits para medir a força. O ano era 1999, a empresa “Sega” tenta sua ultima cartada com um vídeo game que em minha humilde opinião foi uma maquina “se é que você me entende” ela estava por lançar o famoso “Dreamcast”, que foi descontinuado em 2001 apenas 2 anos depois “para tristeza geral da nação”, enquanto isso no ano de 2000 a Sony que já vinha embalada deu continuidade a seu console lançando o playstation 2, pois é, o gameshark do milênio fez a novata vender tanto ps2 que não dar pra contar nos dedos das mãos de um hecatonquiro (mitologia grega manolo), com o mercado de game em ascensão a Microsoft resolve lançar o seu primeiro aparelho o “X-box” no ano de 2001, seguido da Nintendo com o “Game Cube”, sim as coisas não andavam bem para os veteranos. no fim entre mortos e feridos quase todos se salvaram menos o Delorean e a sega, com esse triste fim vamos pegar uma carona em um buraco de minhoca e parti para próxima.

Com a ajuda do lupe temporal caímos em 2005, ano da sétima geração, Com o Xbox 360, Playstation 3 e o Nintendo Wii, sendo que o último revolucionou os jogos eletrônico com o seu controle sensível a movimentos, pois é depois de anos de sedentarismo precisávamos queimar calorias. Agora a briga ficou feia, e no fim vence quem tiver o hardware mais potente, isso fez com que a Nintendo ficasse a trás mais uma vez, mas só em hardware mesmo pois em vendas ela colocou as outras duas no bolso, a Sony e a Microsoft tomaram a liderança já que graficamente os jogos de ambas não tinha nenhuma diferença, só os jogos exclusivos fizeram a diferença.

Finalmente os dias atuais com o surgimento da oitava geração, quando olhamos para trás podemos ver que 44 anos depois as coisas só melhoraram,  como a realidade gráfica dos jogos a quantidade de empresas e pessoas envolvidas no processo de criação e consumo e uma variedade enorme de aparelhos que tem suporte a jogos, entre eles temos os smartphones, tv’s, Dvd’s, computadores, smartwatch,tablets (cafeteiras, liquidificadores e maquinas de chicletes) e vários e vários outros, nessa matéria me restringir aos consoles, deixando de lado alguns pixels dessa historia, deixei de lago os Pc’s invadiram o mercado em 1990 com jogos em 3D, em 1997 quando o jogo Ultima Online alastrou o gênero MMORPG (Massive multiplayer online RPG – Jogo de RPG de muitos jogadores na rede), difundindo os jogos online como um todo, e também os consoles portáteis que foram surgindo em meio ao tempo. Enfim, Eu gostaria de agradecer a todos que chegaram até aqui comigo nessa viagem maluca, esse é um resumão da vida dos consoles, que se misturam com a de todos nós, espero que tenham gostado pois voltaremos em breve com mais, até lá fiquem com a 8ª geração (Ps4, Xbox One, Nintendo Wiiu). um abraço a todos e até a próxima.

A Game Mania Brothers foi fundada em 2001, e hoje é a maior referência em games do interior Sergipano.
Criamos este canal para aproximar jogadores, transformar clientes em amigos.





Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve cadastrar seus dados e aguardar moderação. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.